A Agência do Zambeze introduziu três linhas de intervenção económica, para o incremento do volume comercial entre Moçambique, Malawi e Zâmbia.
Dentre as linhas em acção, consta o fortalecimento do comércio ao longo das linhas de fronteira, a transformação e facilitação do sector privado através do financiamento pelo fundo catalítico e o fortalecimento de Infra-estruturas do sector privado.
É missão da Agência do Zambeze, facilitar o financiamento dos principais actores do sector privado, para reforçar a sua capacidade de promover produtos de interesse para Moçambique e Malawi.
Já na componente de infra-estruturas, a Agência do Zambeze vai implantar um centro de apoio e facilitação logística na cidade de Dondo, província de Sofala, que vai ajudar a descongestionar o porto da Beira na conservação de produtos em trânsito para os países do interland.
O assessor do director-geral da Agência do Zambeze Gerson Nunes, explica que o centro de apoio logístico de Dondo, tornará o processo de transporte de mercadorias mais célere, pois funcionará como um porto seco onde maior parte dos camiões não precisará de se fazer ao porto da Beira para carregamento.
Segundo Gerson Nunes, a implementação destas componentes de intervenção económica, tornarão o comércio tripartido mais competitivo o que vai incrementar a balança de pagamentos dos três países. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.