O país está em alerta máximo, face ao risco de ocorrência, neste domingo, do ciclone tropical CHIDO, nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
O fenómeno encontra-se neste momento, a menos de mil quilómetros do canal de Moçambique, movendo-se para o continente, onde poderá estar acompanhado de muita precipitação e ventos fortes que poderão atingir uma velocidade de 220 quilómetros por hora.
Segundo o Director-Geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Adérito Aramuge, o ciclone tropical CHIDO poderá entrar a partir dos distritos de Mecúfi em Cabo Delgado e Memba, em Nampula.
“ Só no dia 15 de Dezembro é que este evento, este fenómeno entrará para a costa de Moçambique. Prevê-se que a sua entrada seja entre os distritos de Memba e Mecúfi. Contudo continuamos a fazer a monitoria com maia precisão de onde entrará o ciclone “, afirmou.
Entretanto, apesar das previsões apontarem para Nampula e Cabo Delgado, o impacto desse evento poderá ser sentido no Niassa, através da ocorrência da erosão hídrica. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.