O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres (INGD), no Niassa, apela as pessoas que vivem e praticam actividades nas margens dos rios Muandá e Namutimbwa, no distrito de Cuamba para se retirarem na sequência do aumento dos caudais, devido as chuvas que se fazem sentir em Mecanhelas, na nascente destes cursos hidrográficos.
Até este domingo, pelo menos o rio Namutimbwa atingiu um nível hidrométrico acima do alerta em consequência do escoamento das águas pluviais, a partir de Mecanhelas.
O Delegado do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres no Niassa, Friday Taibo, disse que numa altura em que se esperam chuvas normais com tendência para acima do normal, urge a retirada das pessoas e bens das margens dos dois rios.
Entretanto, Friday Taibo vincou que a instituição está a preparar um plano de resposta para apoiar trezentas e vinte e oito pessoas desalojadas devido a destruição das suas casas em consequência da passagem da tempestade tropical Ana no distrito de Mecanhelas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.