O Presidente da República Filipe Nyusi, disse, esta terça-feira, na abertura do ano lectivo, que os alunos devem aprender na escola a respeitar a natureza, evitando abates desnecessarios de animais e florestas.
Filipe Nyusi, falava no distrito de Molumbo na Zambézia, onde decorreu a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo 2023.
O Chefe de Estado destacou que a escola deve formar homens sensinveis a questões da biodiversidade e preservação do ambiente.
“Amar os animais é fundamental. Caça furtiva, essa coisa de andar a cortar árvores de qualquer maneira, também não, mas as crianças têm que saber isso desde pequenas. Os nossos velhos não acabaram árvores nem animais e nós encontramos. Eles sabiam o momento em que as gazelas são muitas e diminuíam. Agora nós não, encontram gazela prenhe e você mata. Antigamente não se matava gazela prenhe nem impala prenhe, deixa-se. O amor existia para com os animais; a escola deve produzir homens sensíveis para proteger a biodiversidade e reduzir a degradação do ambiente“, disse.
Na ocasião o Presidente da República recomedou aos professores e gestores de escola a procurar soluções para o problema de má nutrição que afecta milhares de crianças, sobretudo em Nampula e Zambezia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.