Na província de Maputo, autoridades da saúde reforçam a vigilância face a ameaça da terceira vaga da covid-19, que já atingiu alguns países africanos, incluindo a vizinha África do Sul.
O director provincial de saúde, Daniel Chemane diz ser inevitável a eclosão da terceira vaga do novo coronavírus no país.
“Temos ciência de que a terceira vaga será inevitável. Temos a maior fronteira terrestre que é com a África do sul também. E é por isso que temos agora equipas na fronteira a fazer a testagem a todos os cidadãos sul-africanos que entram. Além disso, as amostras são enviadas ao Instituto Nacional de Saúde (INS) e este, para as amostras positivas, tem enviado de forma aleatória para a África do sul para testagem genotípica; para verificar se temos ou não a variante e também às vezes de forma propositada, para indivíduos fortemente suspeitos. Estamos cientes de que isto não há-de ser só, a única acção que podemos fazer é uma grande força que temos que mover agora, que é a questão da sensibilização, porque com a redução do número de casos novos, esta sensação de que já estamos livres da segunda vaga, pode criar um relaxamento grande”, disse.
A chegada do inverno nos países da região é apontada como uma das causas que poderão favorecer a eclosão da terceira vaga do novo coronavírus. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.