A Administração Nacional das Áreas de Conservação, ANAC, investiga a existência de redes de contrabando de carvão vegetal para os países vizinhos.
O Director dos Serviços de Protecção e Fiscalização, na Administração Nacional das Áreas de Conservação, disse que decorre o mapeamento de zonas suspeitas de ocorrência da exploração ilegal do carvão vegetal.
Jorge Fernando indicou que há fortes suspeitas da exploração descontrolada de florestas para a obtenção daquele o carvão vegetal.
Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental, AQUA, apreende camião com quantidades não especificadas de carvão vegetal no posto de travessia de Cuchamano, Província de Tete.
O produto, que lesaria ao Estado mais de dois milhões de meticais, tinha como destino a vizinha República do Zimbabwe.
Um estudo do Observatório do Meio Rural, OMR, publicado em 2022, indica que cerca de 70-80% da população urbana em Moçambique utiliza o carvão como fonte primária de energia.
E mesmo documento sublinha o consumo de carvão vegetal tende a crescer devido ao aumento da densidade populacional, principalmente em torno das grandes cidades moçambicanas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.