Na África do sul, o Congresso Nacional Africano (ANC) diz que a audição do seu antigo presidente, Jacob Zuma, pelo comité de disciplina do partido, nada tem a ver com a campanha eleitoral em curso, rumo às eleições do próximo dia 29.
Depois de o suspender em finais de Janeiro passado, somente esta quinta-feira, o Congresso Nacional Africano anunciou que agendou, para terça-feira da próxima semana, a audição do processo que move contra Jacob Zuma.
No passado dia 24 o ANC notificou Zuma, acusando-o de violar os estatutos do partido, por declarar apoio ao Umkhoto WeSizwe e por encabeçar a lista deste partido na corrida ao Parlamento.
O ANC considera que a campanha eleitoral do partido está a decorrer conforme o previsto e, por isso, não vê nenhuma ligação com a audição de terça-feira.
O próprio Presidente, Cyril Ramaphosa, explicou, na província do Cabo Ocidental, que o Comité de Disciplina do ANC é um órgão que funciona de forma independente, dentro das balizas estabelecidas pelos estatutos.
Ramaphosa acrescentou que depois de seguir todas as etapas, o comité de disciplina vai anunciar as conclusões, que para muitos passam pela expulsão de Jacob Zuma do ANC.
Alguns analistas questionam o timing em que o ANC pretende ouvir o caso de Jacob Zuma, uma vez que estaremos a pouco mais de vinte dias das eleições sul-africanas.
O porta-voz do Umkhoto WeSizwe, Nhlamulo Ndhlela, confirmou que Jacob Zuma vai a Lithuli House, a sede do ANC em Joanesburgo, na próxima terça-feira.
Ndhela disse ainda que os apoiantes de Zuma também vao marcar presença, mas do lado exterior da sede do ANC.
O que não se sabe é se Jacob Zuma vai ou não se dirigir aos apoiantes dele na sede do Congresso Nacional Africano.
O ANC já pediu aos seus membros para evitar confrontações e alerta aos apoiantes do Umkhoto WeSizwe que a audição é com Jacob Zuma .
Na sexta-feira, 10 de Maio, o Tribunal Constitucional inicia o julgamento sobre a elegibilidade de Jacob Zuma de concorrer para membro do parlamento sul-africano.( RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.