Comité Executivo do ANC reúne-se, hoje, para delinear as estratégias de negociação para a formação do futuro governo de coligação.
A equipa negocial do ANC é chefiada pelo Secretário-geral. Fikile Mbaula afirma que o partido está empenhado na formação de um governo que reflicta a vontade do povo, que seja estável e que seja capaz de governar eficazmente. Disse ainda, que nas negociações para a formação do futuro governo, o ANC vai colocar, como prioridade, os interesses dos sul-africanos:
“Nos próximos dias, a ANC vai ter discussões dentro da organização e com outros partidos e actores interessadas sobre a melhor forma de estabelecer governos nacional e provinciais que reflitam a vontade do povo e que sejam capazes de levar o país adiante. Os eleitores da África do Sul demonstraram que esperam que os líderes deste país trabalhem em conjunto no interesse de todos. Continuaremos a agir de forma responsável, progressiva e, em todos os momentos, no interesse do povo da África do Sul “, disse.
Fikile Mbalula disse ainda o ANC não vai esquecer os seus princípios, nas negociações que mantiver com outros partidos.
Avisou também que o ANC não vai permitir que outros partidos exigam, como condição, a demissão de Cyril Ramaphosa como presidente do partido:
“Ramaphosa é presidente do ANC. Se alguém vier com essa exigência, esqueça. Se vier com exigências de que Ramaphosa deve se demitir, isso não vai funcionar. Não vamos interagir com partidos que escolhem com quem devem negociar. Não faremos isso”, afirmou.
O Secretario-Geral do ANC também assegurou que a liderança do partido não tenciona abandonar os cargos, após o partido obter o pior resultado de sempre nas eleições sul-africanas:
“Nós não vamos abandonar o barco, porque temos seis milhões de eleitores que continuam a acreditar no ANC. Se tivéssemos um ou dois milhões seria um descalabro politico. Não fomos dizimados. Continuamos em pé e voltaremos”, disse.
Antes da reunião do comité executivo, o presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, vai se dirigir aos membros e simpatizantes do partido para agradece-los pelo apoio que deram nas eleições da última quarta-feira. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.