O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, propõe a troca do nome de guerra da selecção sénior feminina de basquetebol, Samurais, para uma designação tipicamente moçambicana.
A proposta foi avançada esta quarta-feira, na esteira das celebrações do centenário de Eduardo Mondlane, em que o ex-Chefe do Estado foi o orador.
Armado Guebuza falou da vida e obra de Eduardo Mondlane e o papel dos jovens na preservação e valorização dos ideais de Mondlane.
Nesta ordem de ideias, o ex-presidente disse não fazer sentido que se pretenda trocar o nome de guerra da selecção masculina de Futebol, Mambas, porque o mesmo faz referência a algo particular da nossa identidade.
Para o ex-Chefe do Estado, o que se deve trocar é a designação da selecção feminina de basquetebol porque Samurais nada tem a ver com a nossa riqueza e identidade cultural.
Segundo Armando Guebuza, há necessidade de se encontrar um nome de guerra com raízes, tradições e vivência moçambicanas para dignificar e identificar os moçambicanos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.