Cinquenta mil milhões de dólares, é o valor necessário anualmente para a criação de um seguro contra riscos climáticos e desastres a nível da África.
Um fórum de alto nível sobre Financiamento e Seguro de Riscos Climáticos e de Desastres e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento em colaboração com o Governo do Malawi, concluiu que o seguro contra riscos de desastres desempenhará um papel fundamental no avanço da agenda de adaptação climática da África, especialmente no alívio de países e famílias afectadas.
O fórum que decorreu na cidade de Blantyre, reuniu delegados de 24 países membros do Banco Africano de Desenvolvimento.
Em sua apresentação intitulada "Vinculando o financiamento de risco de desastres com sistemas de protecção social", o especialista em financiamento de risco de desastres e coordenador de escalabilidade do Comité Nacional de Finanças do Governo Local, Mulder Mkutumula, observou que aumentar os investimentos em medidas de adaptação às mudanças climáticas afigura-se prioritário.
Segundo Mkutumula, regras pré-estabelecidas e financiamento ajudam a acelerar a resposta contra os desastres climáticos, mas investimentos significativos são necessários para construir sistemas de entrega.
Acrescentou que os governos africanos deveriam receber ajuda para a construção de sistemas de emergência para responder a desastres causados por desafios relacionados ao clima.
O especialista observou que, para que medidas relacionadas ao clima e mecanismos de amortecimento funcionem, é necessário entender a ligação entre meios de subsistência, segurança alimentar e choques de seca.
A líder regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para a África - Mecanismo de Financiamento de Seguros e Riscos, Linet Odera, disse que há muitas oportunidades para a criação de um ambiente robusto e propício para o financiamento de riscos de desastres em África.
Sublinhou que com estratégias certas em vigor, os reguladores de seguros podem impulsionar a inovação, optimizar as estruturas de políticas e promover um ambiente propício para expandir os produtos de seguro contra riscos climáticos em toda a África.
O Grupo BAD criou o Programa Africano de Financiamento de Riscos de Desastres em 2018, que até agora apoiou os países membros regionais com 100 milhões de dólares, para melhorar a adaptação e fortalecer a resiliência. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.