Já são conhecidos os nomeados para a 4ª Edição dos Prémios Mozal Artes e Cultura cuja Gala de premiação terá lugar em novembro próximo na cidade de Maputo.
A Kulungwana - Associação para o Desenvolvimento Cultural - e a Mozal, acreditam que este Concurso, que conjuga 7 diferentes artes, serve como um importante mecanismo de promoção e valorização da diversidade cultural do país, pretendendo apostar nos jovens artistas e prestar-lhes reconhecimento, ao nomear e premiar os mais notáveis em cada área, de maneira que invistam na continuidade das suas carreiras profissionais, ultrapassando novos desafios e atingindo novos sucessos. Os Prémios incentivam, igualmente, a inovação artística e ampliam a exposição do trabalho dos concorrentes, permitindo o alcance de novos públicos ao nível nacional e internacional.
Passadas as fases de recepção de candidaturas, triagem técnica e selecção do júri, foram este ano seleccionados dezasseis candidatos (16), que concorrem a um prémio monetário de 120 mil meticais nas categorias de Artes Visuais, Cinema e Audiovisuais, Fotografia, Dança, Música e Design de Moda e Vestuário. Infelizmente, em 2024, na categoria de Teatro não foram seleccionadas candidaturas para as nomeações, por ter havido poucas propostas nesta categoria e que não obedeciam a critérios regulamentares ou nível de qualidade qualificável.
Assim, os concorrentes nomeados da presente edição são: Carina Ubisse Capitine, Maria Chale e Pedro Halar Júnior (Artes Visuais); Hamir da Silva, Lillian Benny e Mário Macilau (Fotografia); Elvis Jucundo e Jared Nota (Cinema e Audiovisuais); Alia Raúl Sumail, Osvaldo Passirivo e Sumalgy Nuro (Dança); Alberto Correia Adelino e Matilde Manecas (Design de Moda e Vestuário); Assa Matusse, Otis Selimane Remane e Xixel Langa (Música).
Refira-se que a realização deste concurso, enquadra-se no programa de responsabilidade social da Mozal e nos propósitos da Associação Kulungwana.
Desde a sua criação em 2018, os Prémios Mozal Artes e Cultura impulsionaram um novo dinamismo e estímulo à competitividade no sector criativo, factores promotores de crescimento cultural e de desenvolvimento da qualidade, competências e profissionalização nas áreas artísticas, incentivando também a criação de novos projectos, importantes para o desenvolvimento económico e fortalecimento da identidade nacional.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.