O presidente Cyril Ramaphosa nomeia Paul Masahatile vice-presidente da África do Sul e anuncia novos ministros.
Com mais de hora e meia de atraso, o Presidente Cyril Ramaphosa anunciou, na noite desta segunda-feira, em Pretória, a tão aguardada remodelação do governo.
Seguindo a tradição do Congresso Nacional Africano (ANC), Ramaphosa nomeou Paul Mashatile para o cargo de vice-presidente do país., em substituição de David Mabuza.
Mashatile foi eleito vice-presidente do ANC, na quinquagésima quinta Conferência Nacional, realizada em Dezembro passado, o que forçou o pedido de demissão de David Mabuza.
Para o novo cargo de Ministro de Electricidade foi nomeado Kgosientsho Ramakgopa, que já foi edil de Pretória.
O Presidente anunciou o novo Ministério na presidência para o Planeamento, Monitoria e Avaliação, que será dirigido por Maropene Ramakgopa.
O chefe de estado sul-africano preencheu ainda as vagas que existiam no executivo indicando Noxolo Kiviet para ministro da Administração e Função Pública, lugar deixado vago por Ayanda Dlhodhlo, agora a trabalhar no Banco Mundial.
Também foi nomeado Sindisiwe Chikunga para ministro dos Transportes, em substituição de Fikile Mbalula, que passa a desempenhar as funções de secretário-geral do ANC, a tempo integral.
Ramaphosa nomeou também Nkosazana Dlamini-Zuma para o cargo de ministra da Mulher, Criança e Pessoas com Deficiência.
Foram feitas movimentações nos Ministérios da Presidência, dos Desportos Artes e Cultura, Turismo, Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais e Obras Públicas.
Igualmente foram anunciados vice-ministros das várias áreas.
Desde logo salta á vista a saída do governo de Lindiwe Sisulu, antiga ministra do Turismo, e uma das deputadas que desafiou as ordens do ANC, no Parlamento, em Dezembro passado.
Nkosazana Dlamini-Zuma também desafiou as ordens do partido, mas mantém-se no executivo agora a responder pela pasta da Mulher, Criança e Pessoas com Deficiência .
O Presidente Ramaphosa disse que os novos ministros vão permitir o progresso real, no próximo ano, o que, por seu turno, permitirá uma recuperação sustentável da África do Sul.
Nos próximos dias deverá iniciar um estudo que vai culminar com a fusão de alguns Ministérios e consequentemente a redução do executivo de Pretória ( RM Pretória).
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.