A Ara-Centro alerta para retirada imediata da população que vive nas zonas ribeirinhas das províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia, face ao pico da época chuvosa que se avizinha.
Trata-se de habitantes dos distritos de Doa e Mutarara, em Tete, Chemba Caia e Marromeu na província de Sofala, Mopeia e Morrumbala na Zambézia e Tambara em Manica.
O apelo surge na sequência da aproximação do pico da época chuvosa, facto que pode contribuir para a ocorrência de cheias e/ou inundações.
O chefe de Departamento dos Recursos Hídricos na ARA-Centro, Francisco Macaríngue, disse que apesar de as previsões meteorológicas indicarem fraca precipitação devido ao fenómeno El Niño, as pessoas se devem retirar os bens das zonas propensas às calamidades naturais.
El Niño é um fenómeno climático, que envolve factores atmosféricos e oceânicos, caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano Pacífico. A alteração anormal da temperatura do oceano Pacífico provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo. O El Niño gera alteração nos padrões climáticos de temperatura e precipitação, causando chuvas torrenciais, além de secas severas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.