A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-SUL) está a aplicar cerca de seis milhões de meticais em actividades de limpeza de plantas aquáticas invasoras no leito do Rio Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo.
A actividade que decorre numa extensão de vinte quilómetros desta bacia hidrográfica, tem por objectivo, melhorar a qualidade e quantidade de água captada na Estação de Tratamento, para posterior distribuição as comunidades.
A medida visa também, melhorar o fluxo da água do rio Umbelúzi facto que, permitirá uma melhor monitoria do seu nível hidrométrico, e assegurar maior disponibilidade deste recurso, para as populações que praticam a agricultura.
O director da Divisão de Gestão da Bacia do Umbelúzi, Jaime Timba, explica que a limpeza do leito deste curso de água, vai trazer impactos significativos na produção e distribuição do preciso líquido.
Já o director do Serviço de Infra-estruturas no município de Boane, Augusto Mambero, avança que aliado a este trabalho, a edilidade tem estado a instruir as comunidades para o uso sustentável do rio e seus recursos.
A Administração Regional de Águas do Sul assegura que os trabalhos de limpeza do leito do Umbelúzi estão a ser realizados por meio mecânico, com vista a evitar impactos sobre a água do rio e em outras componentes ambientais.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.