Arrancou esta segunda-feira, o programa de nivelamento de cinco mil hectares para a produção intensiva de arroz, nos regadios do baixo Limpopo e Chokwe, na província de Gaza no quadro da implementação do projecto sustenta.
Trata-se de três mil hectares para o regadio de Chokwe e dois mil para o baixo Limpopo, programa inserido na intensificação da produção do arroz, visando garantir o aumento dos níveis de produtividade deste cereal.
Com esta tecnologia de nivelamento de terras, a produção rudimentar dos agricultores, principalmente do sector familiar, vai passar de três para mais de seis toneladas de arroz por hectare.
Para a viabilização da cultura de arroz nestes dois perímetros irrigados, o Governo, desembolsou através do fundo nacional de desenvolvimento sustentável, cerca de seiscentos mil milhões de meticais.
O Ministro da agricultura e desenvolvimento rural, Celso Coreia, que liderou o lançamento deste programa, em Gaza, esclareceu que o fundo destina-se a limpeza e manutenção de canais de rega e valas de drenagem, reparação de equipamentos, manutenção de vias de acesso, fomento e comercialização da produção do arroz. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.