Arranca, brevemente, o registo consular massivo de moçambicanos residentes no Malawi.
O trabalho, que será feito paralelamente ao mapeamento de cidadãos moçambicanos residentes neste país, tem por objectivo fazer um recenseamento para se saber quantos concidadãos nossos estão baseados no Malawi.
Este trabalho, vai permitir uma melhor planificação do governo moçambicano, para o envio de uma equipa multissectorial que irá proceder com o registo e produção de documentos de identidade, a maior preocupação da comunidade moçambicana aqui residente.
Aquando da visita de estado do presidente da república Filipe Nyusi ao Malawi, a comunidade moçambicana queixou-se da falta de documentos de identificação, facto que dificulta a sua movimentação e condiciona o acesso a certos serviços quando regressam ao país.
Falando à comunidade moçambicana residente no distrito de Nkhotakota, o alto comissário de Moçambique no Malawi, Elias Zimba, prometeu resolver definitivamente o problema da falta de identificação.
Zimba explicou que o processo pode demorar, mas assegurou que uma equipa de Maputo, deslocar-se-á à Malawi para o registo de moçambicanos.
Contudo, o registo vai depender do trabalho de mapeamento que será feito brevemente – explicou o alto comissário de Moçambique no Malawi.
Refira-se que, nos últimos dois dias, Zimba manteve encontros com as comunidades moçambicanas residentes nos distritos de Salima e Nkhotakota. ( RM Blantyte)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.