Associação Médica de Moçambique decidiu prorrogar a greve por mais 21 dias, ou seja, a greve vai continuar até ao dia 21 de Agosto", disse à comunicação social Milton Tatia, presidente da AMM, após uma reunião da Associação.
A terceira fase da greve dos médicos arrancou a 10 de Julho, com a paralisação de 21 dias, prorrogáveis.
Os médicos protestam contra cortes salariais e falta de pagamento de horas extraordinárias, entre outras reivindicações.
Segundo a Associação Médica de Moçambique, alguns profissionais continuam a ter reduções salariais e o seu enquadramento na nova tabela salarial continua a ser feito "sem ter em conta o tempo de serviço".
Entretanto, o Governo, através do Ministério da Saúde, procedeu, esta sexta-feira a entrega, na sede da Associação Médica de Moçambique um ofício sobre a resolução por parte do Governo dos pontos previstos para o mês de Julho de 2023.
Um comunicado enviado à nossa redacção refere que o ofício dá a conhecer que os cinco pontos que constam do caderno reivindicativo quatro já foram integralmente cumpridos.
O quinto referente aos atrasos no pagamento das horas extraordinárias até 2020, está em cumprimento, situando-se, até à data, em 73% dos pagamentos, prevendo-se que seja concluído até 31 de Julho em curso.
O documento refere ainda que o Governo mantém o compromisso de resolver as questões nos prazos comunicados e reitera a sua abertura em prosseguir com o diálogo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.