O país produziu mais de trezentas e setenta mil toneladas de produtos pesqueiros, de Janeiro a Outubro deste ano, correspondentes a 71 por cento do planificado para 2024.
A quantidade representa um aumento de seis por cento do sector pesqueiro, em relação à produção de igual período do ano passado.
Segundo a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, o incremento resulta do desempenho da pesca artesanal e da aquacultura.
Lídia Cardoso falava, hoje, em Maputo, em conferência de imprensa que serviu para anunciar o início do período de veda do camarão de superfície e do caranguejo de mangal.
Cardoso disse que o período de defeso para a pesca do caranguejo de Mangal decorre de 15 Novembro a 31 de Janeiro de 2025, e do camarão de superfície será de 15 de Novembro a 14 de Março do próximo ano.
Ainda hoje, a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas procedeu ao lançamento das celebrações do Dia Mundial da Pesca, cujas cerimónias centrais serão realizadas no distrito de Vilankulo, província de Inhambane, no dia 21 de Novembro, sob o lema: promovendo o exercício da governação do mar, de forma inclusiva e participativa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.