Na província de Nampula, 109 pessoas morreram de Janeiro à Outubro findos devido a malária, em dois milhões, 507 mil e 660 casos diagnosticados da doença, no período em análise.
O número de óbitos representa um aumento em mais de 100%, contra 2023 em que foram registados 54 óbitos de malária em dois milhões, dez mil e 258 casos, correspondente a um aumento de cerca de 25% de casos.
Os dados foram partilhados esta quinta-feira em Nacala-a-Velha, pelo Secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto na reunião anual da Malária que junta administradores distritais, presidentes dos conselhos autárquicos, Directores dos Serviços Provinciais e distritais de Saúde para determinar as medidas de controlo e eliminação da Malária.
Preocupado com o número elevado de casos e óbitos anuais da malária, o chefe dos Serviços de Representação de Estado apelou um trabalho coordenado para acabar com a propagação da doença.
Presente no evento, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, recomendou na sua intervenção o uso da língua local na disseminação das mensagens de prevenção da malária nas comunidades.
Dentre vários temas, o encontro vai avaliar o plano quinquenal do governo 2020 – 2024, debate a visão estratégica do programa da Malária e as alterações neurológicas resultantes da doença. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.