Aumentam os casos de violência baseada no género na província de Manica, numa altura o governo recomenda o reforço dos programas de sensibilização nas comunidades.
Nos primeiros nove meses deste ano, a província registou seiscentos e sessenta e nove casos de violência baseada no género, contra quinhentos e trinta e seis em igual período do ano passado, o que representa um aumento em vinte e quatro porcento.
Os dados foram tornados públicos esta segunda-feira, pela governadora da província de Manica, Francisca Tomás, na vila de Catandica, distrito de Bárue, no lançamento da campanha dos dezasseis dias de activismo, contra a violência.
Francisca Tomas referiu que os distritos de Mossurize, Machaze, Macate, Manica e Chimoio são os que registam mais casos de violência baseada no género.
A dirigente recomenda que durante os dezasseis dias de activismo, todos trabalhem em prol do fim da violência contra mulheres e raparigas, que são as principais vítimas.
A governadora de Manica desafiou na ocasião o sector de Género, Criança e Acção Social e parceiros de cooperação, a realizarem campanhas de sensibilização, palestras, debates radiofónicos e outras actividades, visando conscientizar a população a abandonar a prática de violência. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.