O governo diz ter criado nos últimos oito meses mais de sete mil e seiscentos centros de alfabetização e educação de adultos, contra cerca de dois mil e trezentos, de igual período do ano passado.
A ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, que anunciou o facto, esta quinta-feira no distrito de Magude, província de Maputo, disse que criação destas unidades de ensino é parte do plano de aceleração da educação e alfabetização de jovens e adultos.
Carmelita Namashulua que falava nas cerimónias centrais alusivas ao Dia Internacional da Alfabetização, assinalado, esta quinta-feira, indicou ainda que este ano foram inscritas nos centros de alfabetização do país perto de duzentas e trinta mil pessoas, contra cerca de cento e oitenta mil, de igual período de 2021. (RM)
Hoje é dia mundial da alfabetização. Em todas províncias do país, houve espaço para comemorar a data.
Entretanto o Governo defende o reforço das estratégias de sensibilização e mobilização dos jovens e adultos para o ensino, com objectivo de reduzir a taxa de analfabetismo dos actuais 39 para 26 por cento até 2024, no país.
Para isso, o executivo quer maior envolvimento dos líderes comunitários e de pessoas influentes das comunidades nas acções de sensibilização dos jovens e adultos para os centros de alfabetização. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.