Está a aumentar a área de culturas perdidas devido as inundações, na sequência da subida do caudal dos rios Maputo e Incomáti, na província de Maputo.
Dados actualizados, esta quinta-feira, apontam que mais de quatro mil hectares de culturas diversas são dadas como perdidas nos distritos de Magude, Manhiça, Moamba, Marracuene e Matutuíne, sendo este último o que mais sofreu o impacto das chuvas.
Trata-se das culturas de batata-doce, milho, feijão-nhemba, feijão-verde, beterraba, entre outras, que não resistiram a fúria das águas. O facto resulta da abertura das comportas nas barragens sul-africanas.
A situação afecta perto de quatro mil famílias produtoras que viram as suas culturas arrastadas pelas águas pluviais.
O chefe do Departamento da Agricultura nos Serviços Provinciais de Actividades Económicas, na província de Maputo, Francisco Chavela, explicou que neste momento 255 extensionistas realizam monitorias no terreno, de modo a se evitarem bolsas de fome nos próximos dias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.