O alerta surge na sequência do incremento de descargas nas barragens dos Pequenos Libombos, e Massingir, devido aos escoamentos vindos dos países a montante e das previsões hidroclimatológicas para a época chuvosa 2022-2023.
A medida tem em vista criar capacidade de armazenamento nestas infra-estruturas de retenção de água, uma vez que apresentam neste momento um nível de encaixe alto, rodando os oitenta por cento.
O Porta-voz da Administração Regional das Águas do Sul, explica que as descargas na barragem dos Pequenos Limbombos sairão dos actuais 6 para 20 metros cúbicos por segundo, sendo que na barragem de Massingir poder registar um incremento de 44 para 100 metros cúbicos por segundo.
Leonel Bila reitera o apelo às comunidades residentes e praticantes de agricultura nas proximidades dos rios Umbelúzi e Massingir, para a tomada de medidas de precaução, face as previsões de descargas.
O início do incremento das descargas nas duas barragens está previsto para o próximo de 12 de Outubro. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.