A Autoridade Reguladora de Águas, afasta qualquer hipótese de a água que está a ser consumida na região metropolitana do Grande Maputo, estar contaminada.
Esta é a reacção a um estudo divulgado por uma organização não-governamental denominada Biology, que dá conta de que a água distribuída na cidade de Maputo apresenta elevada contaminação fecal, resistente a antibióticos.
O documento aponta, alegadamente também, para a contaminação da água nos sistemas municipais de distribuição, e em alguns poços de abastecimento do precioso líquido.
A Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Água, tranquiliza os munícipes, reiterando que não há perigo no consumo da água que é fornecida na zona metropolitana do Maputo.
“ A água que é distribuída na rede pela Águas da região de Maputo, FIPAG, neste caso particular da área de incidência desse estudo, é tratada na e estação de tratamento de água do Umbelúzi, é distribuída e nós asseguramos que a água da Região de Maputo faça exames regulares, faça a colecta de amostras regulares até porque está no plano de trabalho da empresa, diariamente fazem esta colecta”, disse.
A Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora, garantiu a realização de um inquérito, para aferir a veracidade do estudo divulgado, dando conta de alegada contaminação da água fornecida à região do Grande Maputo. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.