O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique decidiu hoje, aumenta a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 15,25% para 17,25%.
Um comunicado recebido na nossa redacção refere que a medida visa assegurar o retorno da inflação para um dígito, no médio prazo, num contexto em que se perspectiva a manutenção da volatilidade dos preços dos produtos energéticos e alimentares a nível internacional, em face do prolongamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
De acordo com o documento, mantem-se as previsões de recuperação económica em 2022 e 2023, não obstante as perspectivas de abrandamento da procura externa sustentadas pela execução dos projectos energéticos em Inhambane e na bacia do Rovuma e pelo início da exportação do gás liquefeito, num contexto de implementação do programa com o Fundo Monetário Internacional e de retoma da ajuda externa de parceiros de cooperação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.