O Banco de Moçambique reduziu a taxa de juros da Política Monetária, de 17,23 por cento para 16,50 por cento.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Maputo, em conferência de imprensa, pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, após concertações do Comité de Política Monetária.
Com esta decisão, Rogério Zandamela disse estarem criadas as condições para o início de um ciclo de redução gradual e paulatina das taxas de juro.
O Governador do Banco de Moçambique, justificou a decisão com o facto de se registar uma redução da inflação, esforço da consolidação fiscal, menor severidade dos eventos climáticos extremos e o fraco impacto dos conflitos geopolíticos sobre os preços das mercadorias no mercado internacional.
Rogério Zandamela referiu que esta decisão é sustentada pela consolidação das perspectivas de manutenção da inflação em um digito, num período de 24 a 36 meses.
O governador do Banco de Moçambique explicou que a inflação sobre o endividamento público interna mantém-se elevada.
O Governador do Banco de Moçambique, disse estar a usar todos os instrumentos ao seu dispor para assegurar que a taxa de câmbio, esteja baixa e estável para que a economia funcione com normalidade.
Zandamela acrescentou que dados os vários factores, não estão ainda criadas as condições para mexer com as reservas obrigatórias, salvo se as necessidades da economia o determinem. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.