Banco Mundial desembolsa USD 300 milhões para financiar campanha de electrificação rural na Tanzânia

Publicado: 17/06/2024, 9:01
Categoria:

O Banco Mundial desembolsa trezentos milhões de dólares norte americanos para a intensificação da campanha de electrificação rural em Tanzânia, que prevê abranger todas as comunidades do país.

O Secretário Permanente do Ministério da Energia, Felchesmi Mramba, disse que a Instituição da Bretton Woods tomou a decisão de dar este apoio financeiro depois de ter feito uma avaliação das fases anteriores, tendo concluído que a Tanzânia está entre os países africanos com maior taxa de cobertura no fornecimento de electricidade à sua população.

Actualmente, em Tanzânia, a taxa de cobertura do acesso à energia eléctrica é de cerca de quarenta e três por cento de uma população estimada em pouco mais de sessenta e oito milhões de habitantes.

“O Banco Mundial disponibilizou 300 milhões dólares americanos, para reforçar os esforços do governo no fornecimento de electricidade nas zonas rurais da Tanzânia, depois de estar satisfeito com os resultados da implementação da campanha de electrificação rural”, disse Mramba.

O Secretário Permanente do Ministério da Energia falava, semana finda, na apresentação de relatórios do período 2022/23 do sector da Energia, na sua sexta fase, encontro durante o qual elogiou ao sector privado, que teve um desempenho exemplar na implementação de vários projectos, ao contribuiu com 222 megawats de um total de 1.911.

Assim, o governo tanzaniano insta o sector privado a continuar a aproveitar as oportunidades energéticas disponíveis no sector energético.

Em Abril deste ano, os Grupos Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento afirmaram que estão a formar uma parceria num esforço ambicioso para fornecer electricidade a pelo menos 300 milhões de pessoas em África até 2030.

Na parceria, o Grupo Banco Mundial trabalhará para fornecer electricidade a 250 milhões de pessoas, através de sistemas de energias renováveis ​​ou da rede de distribuição, enquanto o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento apoiará mais 50 milhões de pessoas.

O acesso à electricidade é um direito humano fundamental e é a base dos esforços de desenvolvimento socioeconómico bem-sucedidos.

Actualmente, 600 milhões de africanos não têm acesso à electricidade, criando barreiras significativas aos cuidados de saúde, educação, produtividade e, em última análise, à criação de emprego em larga escala.(RM Dr es Salaam)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram