O Banco Mundial disponibilizou, este ano, cerca de quinhentos e trinta e quatro milhões de meticais para a implementação do projecto de Formação do Capital Humano no Niassa, uma iniciativa que abrange a região norte do País.
O montante será aplicado na construção de quinze estabelecimentos de ensino pré- escolar, construção e apetrechamento de algumas unidades sanitárias e concessão de créditos rotativos as comunidades vulneráveis.
Na província do Niassa vai ser implementado numa primeira fase em quatro distritos, nomeadamente, Mandimba, Mecanhelas, Lichinga e Marrupa, podendo ser mais tarde expandido para Ngaúma.
O projecto visa garantir maior acesso aos cuidados de saúde, criar maior acesso a oportunidades de participação no processo de ensino-aprendizagem, além de criação de fontes alternativas de renda para agregados familiares de fraco poder económico.
O projecto foi objecto de análise esta terça-feira, na sexta sessão ordinária do Conselho dos serviços de estado do Niassa, visando a criação de equipas multissectoriais para a sua implementação.
O porta-voz do conselho dos serviços de representação de estado do Niassa, José Manuel, disse que a iniciativa do governo e parceiros de cooperação é de diminuir gradualmente as assimetrias sociais e regionais.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.