O Banco Mundial vai disponibilizar em breve 380 milhões de dólares para o melhoramento do Porto de Nacala e infra-estruturas que ligam Malawi e Moçambique, no âmbito de incentivos industriais nos dois países.
O fundo será usado para o melhoramento da logística de escoamento dos produtos agrícolas das zonas de produção para os mercados dos dois países, a partir do porto de Nacala.
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que avançou o facto, esta terça-feira em Nacala, disse que pretende-se com o financiamento promover a industrialização para o desenvolvimento sustentável e moderno entre os dois países.
“150 milhões de dólares são para o Malawi e os restantes 230 são para Moçambique e isso vai ligar os mercados, vai trazer mais possibilidade, fazendo com que o corredor seja, não só de trânsito ou de carga somente, mas que seja um corredor de industrialização”, disse.
Mateus Magala, falava, esta terça-feira no final da visita conjunta com dois ministros malawianos; o dos Transportes e Obras Públicas, e o da Terra e Planeamento Urbano, às infra-estruturas ferro-portuárias em Nacala. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.