As autoridades da Divisão de Gestão da Bacia do Limpopo, em Gaza, garantem a disponibilidade de água, na Barragem de Massingir, para responder as necessidades dos agricultores, até a próxima campanha agrícola, 2024-2025.
Segundo o Director da Divisão de Gestão da Bacia do Limpopo, neste momento o armazenamento de água, na Barragem de Massingir, está na ordem de setenta e cinco por cento da sua capacidade de encaixe, fixada em dois ponto oito mil milhões de metros cúbicos de agua.
Ivan Cuna, diz que apesar da fraca precipitação, que caracterizou a última época chuvosa, nesta Província, o volume de encaixe na Barragem de Massingir é satisfatório, resultante dos escoamentos vindos da montante.
Mesmo assim, Ivan Cuna apela aos agricultores do Vale do Limpopo, para o uso racional da água, tendo em conta o cenário das mudanças climáticas, que tem provocado a queda irregular da chuva, nesta parcela do Pais.
Cuna falava esta Quinta-feira em Xai-Xai, no quadro da realizacao da quadragésima sexta sessão ordinária do Comité da Bacia do Limpopo.
Cuna anotou que neste momento, todos os rios que fazem parte da bacia do Limpopo, registam escoamentos normais, com todas as estacoes hidrométricas, abaixo dos níveis de alerta. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.