“Brincadeiras Perigosas” é título de um livro infantil da autoria da escritora e professora Arlete Calane lançado em Maputo, na passada sexta-feira.
A obra, com o patrocínio do BCI e chancelada pela editora Inter Escolas, traz à reflexão temas do quotidiano, alertando para brincadeiras aparentemente inofensivas que podem, entretanto, colocar em risco a integridade física das crianças.
A apresentação da obra foi feita pelo professor António Novela, que a classificou como relevante para a Educação das crianças:
“Hoje estamos no lançamento de um livro diferente, especial e marcante. Esta obra vem preencher um vazio que muitas vezes resulta da nossa distracção e da forma como definimos a Educação. A leitura deste livro vai actualizar os verdadeiros educadores sobre a necessidade de acompanhar, de forma permanente, a vida da nossa pequenada, ensinando-a a conhecer o perigo, mas sobretudo a evitá-lo”, disse.
Já para a autora, Arlete Calane, o livro deve ganhar um lugar especial na vida das famílias moçambicanas:
“O objectivo não é apenas alertar, mas também fortalecer a comunicação dentro das famílias. Que a obra seja um ponto de partida para conversas importantes. E que juntos possamos garantir um ambiente mais seguro para as crianças”, afirmou.
Na ocasião, a representante do BCI , Carla Mamade, reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento educacional, cultural e social de Moçambique, investindo em projectos que contribuam para um futuro mais seguro e consciente para as novas gerações.
Arlete Calane é autora de vários livros infantis, entre eles a colectânea “A Quinta da Avó Lelete”, composta por cinco títulos: “Animais Domésticos”, “Pomar”, “O Jardim”, “A Horta” e “As Férias”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.