O distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, está a colher resultados da intensificação da educação sanitária nas comunidades, ao registar nas primeiras semanas deste ano uma redução de casos de diarreia.
O director dos serviços distritais de saúde mulher e acção social naquele distrito disse que os casos de diarreias reduziram ao passar de cento e trinta e três nas primeiras três semanas de 2024 para cinquenta e seis casos no mesmo período deste ano, como resultado das campanhas de sensibilização das famílias para observarem de forma rigorosas as medidas básicas de prevenção das doenças de origem hídrica.
Nolson Guambe destaca o envolvimento na educação sanitária dos agentes polivalentes, membros dos comités de saúde e a realização de brigadas móveis integradas, como tendo contribuído para a redução dos casos de doenças diarreicas.
Entretanto, prevalece a preocupação em relação a malária, cujos dados mostram um incremento assinalável, dai que o sector de saúde perspectiva associar a questão de distribuição de redes mosquiteiras nas acções de combate à doença. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.