“A aldeia que os monstros engoliram” é título do livro da escritora Maria João Venâncio com ilustrações de Luís Cardoso, a ser apresentado no dia dia 22 de março, às 18 horas, no Camões - Centro Cultural Português, em Maputo.
O livro infanto juvenil “A aldeia que os monstros engoliram” conta a história de Suzi, uma menina de 10 anos que se viu obrigada a fugir de casa, em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e caminhar centenas de quilómetros para escapar aos “monstros” que atacaram a sua aldeia, na esperança de chegar a um lugar seguro.
Um relato baseado em histórias reais, de meninas e meninos deslocados de Cabo Delgado, que Maria João Venâncio conheceu de perto no trabalho de campo que realizou, a convite da Helpo, juntamente com o fotógrafo Luís Godinho, no norte de Moçambique.
O projeto que culminou na exposição itinerante Escola do Caminho Longo, que conta com apoio do Presidente da República de Portugal, e que apresenta as fotografias, os percursos e os relatos da fuga de 20 crianças deslocadas de Cabo Delgado.
O prefacio da obra tem assinatura do Secretário-Geral da ONU, Eng. António Guterres o qual afirma que “Este livro traz-nos um olhar desassombrado, terno e solidário sobre as muitas provações enfrentadas pelas crianças moçambicanas”,
O livro, cuja edição foi patrocinada pelo Camões- Centro Cultural Português, será apresentado pelo coordenador de projetos da Helpo em Moçambique, Carlos Almeida, que acompanhou a autora na recolha de testemunhos de crianças deslocadas, e por Luís Cardoso, o ilustrador do livro.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.