Os “Mambas” integram o grupo “I” de apuramento ao CAN do próximo ano em Marrocos, segundo ditou o sorteio da prova realizado na terde desta quinta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul.
No mesmo grupo está o Malí, a Guiné-Bissau e e-Swatini.
Para o CAN do próximo ano, qualificam-se os dois primeiro classificados de cada grupo, o que abre boas e largas perspectivas para os Mambas, segundo Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
Por sua vez, o comanterista desportivo, Manuel Moreira, sugere que se comece desde já com o trabalho de casa.
A caminhada para a prova que terá lugar no próximo ano vai começar no mês Setembro com os “Mambas” a enfrentarem no Estádio Nacional do Zimpeto o Mali, um dos fortes candidatos a conquista da primeira posição da tabela classificativa.
Ainda no mesmo mês de Setembro, o combinado nacional vai deslocar-se a Bissau para a segunda jornada da prova.
Em Outubro deste ano terá lugar mais duas jornadas da etapa de apuramento, sendo que na terceira jornada Moçambique vai enfrentar a selecção vizinha de e-Swatine em casa no Zimpeto para dias depois jogar com o mesmo aniversário para quarta jornada em casa deste oponente bem conhecido dos “Mambas”.
Refira-se que a e-Swatine não tem campo aprovado pela CAF, sendo que usa habitualmente o Mbobela Stadium, em Nelspruit, na África do Sul.
A duas derradeiras etapas de qualificação para o CAN-2025 terão no mês de Novembro, com os Mambas a receberem o Mali no seu quartel general o ENZI, para dias depois deslocar-se a casa da Guiné Bissau para encerrar a etapa de qualificação ao Campeonato Africano das Nações.
Refira-se que a última vez que Moçambique enfrentou a Guiné Bissau teve lugar a 3 de Março de 2019 quando os Mambas empataram a duas bolas com os Djurtos, tendo falhado a qualificação para o CAN-2019 que teve lugar no Egipto.
A partida na qual os Mambas falharam o sonho de voltarem a disputar um Campeonato Africano, numa partida decorreu no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.