A Care East, uma organização humanitária, alerta que o Malawi está à beira de uma crise humanitária, face a seca cíclica que assola o país.
A Care East, afirmou que o Malawi assim como a região Austral de África, registam as precipitações mais baixas em pelo menos 40 anos, com consequências devastadoras para a agricultura, o que torna os meios de subsistência mais escassos devido a indisponibilidade de água.
Dados partilhados pela organização, ilustram que entre Outubro de 2023 e Fevereiro de 2024, houve uma combinação de quebra de colheitas, sobretudo de milho e mais de nove mil cabeças de gado diverso morreram nos países afectados.
O director regional da Care Southern Africa, Matthew Pickard, expressou grande preocupação com a situação, dizendo que a mesma, está a empurrar o Malawi e outros países da África Austral à uma crise humanitária.
A situação é preocupante para as mulheres, que muitas vezes suportam o peso destas emergências.
A Care relata ainda que o período de seca implacável não só persiste, mas também está a aumentar em escala e sem intervenções imediatas, prevendo-se um futuro sombrio para a África Austral.
No Malawi, o Programa Alimentar Mundial estima que mais de 6,8 milhões de pessoas enfrentam escassez de alimentos, enquanto na Zâmbia, onde foi declarada uma catástrofe nacional, cinco milhões de pessoas foram afectadas devido a seca persistente em sete províncias.
Mais de 5,3 milhões de pessoas enfrentam fome aguda no Zimbabwe, enquanto 7,6 milhões poderão enfrentá-la até Setembro de 2024.
Reagindo à esta notícia, o director executivo da União de Coordenação para a Reabilitação do Ambiente, Charles Mkoka, disse que as alterações climáticas não conhecem fronteiras, como tal, os africanos devem trabalhar juntos para enfrentar os desafios.
Disse ainda que os desafios relacionados com o clima estão a tornar-se cada vez mais predominantes à medida que o mundo continua a mudar devido às emissões que afectam a atmosfera.
Em Fevereiro passado, o Departamento de Alterações Climáticas e Serviços Meteorológicos disse que o país continuará a sofrer períodos de seca prolongada até Abril próximo . (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.