A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, qualificou segunda-feira como "incrivelmente perigosos" os ataques feitos por Elon Musk contra Anthony Fauci, o conselheiro cessante do presidente Joe Biden na pandemia do novo coronavírus.
As afirmações do riquíssimo patrão da Twitter e da Tesla são "revoltantes e desligadas da realidade", acrescentou, depois de Musk ter defendido que Fauci deveria ser processado por alegados delitos na sua acção pública.
Os republicanos já ameaçaram processar Fauci quando assumirem a maioria da Câmara dos Representantes, em Janeiro, a propósito das vacinas anti-covid, do uso obrigatório da máscara e outras medidas ligadas ao combate à pandemia.
Conselheiro do presidente republicano Donald Trump, e depois do democrata Joe Biden, o cientista encontrou-se no centro de um debate, por vezes extremamente violento, sobre a maneira de responder à pandemia.
Chegou a receber ameaças de morte e na primavera de 2020 chegou a ter protecção policial.
O imunologista de 81 anos deve cessar as suas funções de conselheiro presidencial sobre a pandemia. Vai também sair do cargo de director do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, onde está há 38 anos. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.