Vários bairros das cidades de Maputo e Matola estão inundados, devido a chuva torrencial que cai desde a madrugada de hoje nestes dois centros urbanos.
É uma situação que afecta milhares de famílias, algumas das quais assoladas pela segunda vez por inundações, devido a passagem recentemente da tempestade tropical severa Filipo.
O técnico da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Isac Filimone, avança que a situação resulta da alta densidade habitacional, aliada ao deficiente sistema de drenagem nas cidades de Maputo e Matola.
O técnico da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos recomenda a tomada de medidas de precaução devido as fortes correntes de água nos sistemas de drenagem bem como rios da região sul do país.
O técnico do Instituto Nacional de Meteorologia avança que a forte precipitação registada surge na sequência da passagem de um sistema frontal frio que atravessa a região sul país.
Telmo Sumila indica que as previsões apontam para a continuação de registo de chuvas nas próximas 12 a 24 horas.
O Inam prevê a melhoria do estado do tempo na região sul do país a partir da terça-feira.
Nas últimas vinte e quatro horas a cidade e província de Maputo registaram uma precipitação na ordem de 150 milímetros, quantidade de chuva considerada alta para a capacidade de absorção dos solos nesta região do país.
Recentemente vinte pessoas perderam a vida em consequência da passagem da Tempestade Tropical Severa Filipo nas regiões Sul e Centro no país.
Dados preliminares indicam que o temporal afectou igualmente mais de 50 mil pessoas causando ferimentos a 71.
O Mau tempo deixou ainda 149 casas totalmente destruídas, e 2700 parcialmente danificadas, e cerca de 6800 residências inundadas.
A intempérie afectou igualmente 271 escolas, e 73 unidades sanitárias, tendo atingido uma área de 26mil hectares de culturas diversas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.