O Ministério Publico voltou, esta quarta-feira, a sublinhar pedido de condenação de todos os réus implicados no alegado caso de tentativa de assassinato de Momade Satar, ou simplesmente Nini satar, ocorrido em Fevereiro do ano passado na cadeia de Máxima Segurança Vulgo B.O.
De acordo com a representante do Ministério Publico Mirza Bié, ficou comprovado que os réus José Ngulel, Edson Muianga, Leão Wilson, Damião Mula e António Chicuamba, estiveram envolvidos no caso de tentativa de Nini Satar, através de uma substância tóxica que seria introduzida na água de banho da vítima.
Por conta disso a Procuradora Mirza Bie, referiu que os réus devem ainda ser condenados a pagar cada um deles uma indemnização de um milhão de meticais a favor do estado Moçambicano.
A sentença do caso de tentativa de assassinato de Nini Satar, que será lida aqui na Cadeia de Máxima Segurança, Vulgo, BO, na Matola, provincia de Maputo, pelo Juiz Lucilio Nhanombe, vai decidir o futuro dos arguidos implicados no caso, nomeadamente, José Ngulele e Edson Muianga, agentes da Policia da República de Moçambique, Leão Wilson, Damião Mula e António Chicuamba, reclusos em cumprimento de pena na B.O.
Durante as sessões de audiência e julgamento houve entre os arguidos duas correntes, uma que defendia que o caso de tentativa de assassinato é apenas um teatro orquestrado pelo próprio Nini Satar, para ganhar protagonismo nos órgãos de comunicação social.
Outra tese, defendia que o caso é real, e havia sim a intenção de tirar a vida de Nini satar, recluso em cumprimento de uma pena de 24 anos pelo seu envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso.
Os cinco arguidos neste processo são acusados de dois crimes, nomeadamente, Posse de Armas Proibidas, previsto nos termos do número 01 do artigo 226 do novo código Penal e associação criminosa nos termos do artigo 348 do mesmo instrumento legal, e podem pegar em caso de condenação de 01 a 12 anos de prisão. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.