O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que centenas de terroristas foram mortos, este ano, em ataques a algumas regiões da província de Cabo delgado.
Filipe Nyusi destaca que com este registo, os terroristas sofreram a maior desestabilização, graças aos esforços das Forças Armadas de Defesa Nacional e do Ruanda.
“Travamos fortes contactos na zona do Rio Lúrio, numa aldeia chamada Nipale, a 30 de Abril, onde teve muitas baixas o inimigo. Mesmo assim, no seguimento, teve que baixar ainda mais para o interior e dessa vez quis mais uma vez entrar na zona de Mbau, onde iniciaram as nossas actividades, e onde o inimigo tentou com alguma grande envergadura mas nessa zona os terroristas sofreram as maiores baixas de todos os tempos”, disse.
O estadista moçambicano falava, esta terça-feira na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, por ocasião das celebrações do quadragésimo novo aniversário da Independência Nacional.
No âmbito da efeméride, Filipe Nyusi disse que o país registou avanços significativos em diversos sectores de actividades.
Em relação ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), Nyusi referiu que mais de quinhentas pensões já estão a ser pagas aos ex-guerrilheiros da RENAMO. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.