O Camões – Centro Cultural Português em Maputo apresenta amanhã, (14/03), às 17h 30 as obras distinguidas com Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa.
Trata se das obras A ilha dos mulatos, da autoria de Sérgio Raimundo (2019), e Marizza, de Mélio Tinga (2020) distinguidas na 3.ª e 4ª edições do Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa.
O Prémio à novela policial contemporânea A ilha dos mulatos (2019) mereceu atenção do júri pelo facto de o autor entrelaçar criatividade e originalidade, com a gestão da polifonia e de fluxos de consciência, numa narração que convoca à preservação da memória sobre a Ilha de Moçambique.
Já para atribuição do Prémio a Marizza, o júri considerou criatividade com que o autor aborda um assunto do quotidiano e pela qualidade e inovação estética da obra, numa narrativa coesa e coerente, na qual a forma se sobrepõe ao conteúdo. Neste trabalho de Mélio Tinga, o júri destacou ainda a qualidade literária de uma escrita permeada por notáveis registos poéticos.
Para recente deliberação o júri foi constituído pelo escritor moçambicano Mbate Pedro, na qualidade de Presidente, pela investigadora e especialista em Literatura, Sara Laisse, e pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes.
Durante a sessão de amanhã, (14/03), serão também anunciados os membros do júri da próxima edição do Prémio (2023), constituído por figuras ligadas à literatura de Moçambique e Portugal.
Recordar que o galardão foi instituído em 2017 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo. O memso destina-se a premiar trabalhos inéditos, em prosa, de cidadãos moçambicanos ou a residir em Moçambique há mais de 5 anos.
O Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa contempla a edição da obra vencedora pela Imprensa Nacional, bem como a atribuição do valor monetário de 5.000,00€ (cinco mil euros) ao vencedor.
O Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (Portugal), Duarte Azinheira, e o poeta, editor e Presidente do Júri do Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa, Mbate Pedro, estarão presentes nesta cerimónia e apresentarão as duas obras ao público.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.