Foi reactivado, no distrito de Moatize em Tete, o Centro de Operativo de Emergência em Saúde Pública para o bloqueio da Mpox, face ao registo de casos suspeitos na República do Malawi.
Para o efeito foi instalado no posto de travessia de Zóbuè na fronteira com aquele país vizinho, um centro para o rastreio dos passageiros em trânsito para dentro e fora do país.
A ideia visa controlar e bloquear de forma rápida os possíveis casos suspeitos da Mpox, visto que a doença foi decretada pela OMS, como uma situação de emergência em saúde pública.
O director da saúde Mulher e Acção Social de Moatize, Caetano Remédio, afirmou que os profissionais do sector estão em prontidão para intervir em todas as unidades sanitárias do distrito e não só.
A fonte acrescentou que a nível das comunidades da linha de fronteira com o Malawi e do corredor rodoviário com outros distritos, decorrem campanhas de sensibilização para a prevenção da Mpox. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.