Estão criadas as condições legais para a entrada em funcionamento do Centro Operativo Regional de Emergência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, baseado em Nacala, província de Nampula.
Para o efeito, foram assinados, esta segunda-feira, em Maputo, dois instrumentos, nomeadamente, o Acordo entre os Estados Membros para o Estabelecimento do centro de Operações Humanitárias e Emergência da SADC, bem como, o Acordo de Acolhimento deste centro.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, que falava momentos após rubricar os dois instrumentos, explicou que o acolhimento do Centro Operativo de Emergência em Nacala, demonstra o compromisso do país, em contribuir na resposta aos efeitos das mudanças climáticas em África.
O Centro Regional de Operações Humanitárias e Emergência da SADC, baseado em Nacala, já dispõe de um orçamento, avaliado em 1 ponto 3 milhões de dólares, para o seu funcionamento, nos próximos dois anos.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.