Cerca de 14 mil estrangeiros encontram-se detidos nos mais de duzentos estabelecimentos penitenciários da África do Sul.
O Ministro da Policia, Bheki Cele, revelou ainda que os mesmos serviços penitenciários albergam 144 mil sul-africanos, acusados de diversos crimes.
O Ministro Bheki Cele disse que a leitura destes números permite concluir que, afinal, não é verdade que os estrangeiros sejam os principais perpetradores do crime na África do Sul.
O governante falava a jornalistas, no fim-de-semana, na apresentação de dados sobre a reposta policial aos crimes graves e violentos que são reportados um pouco por toda a África do Sul.
Por diversas ocasiões é comum os sul-africanos apontarem os estrangeiros, como os principais autores da criminalidade.
O Ministro Bheki Cele tem uma leitura diferente:
“Nas prisões ou serviços correccionais sul-africanos temos quase 14 mil cidadãos estrangeiros e cerca de 144 mil sul-africanos. Embora existam criminosos que são cidadãos estrangeiros, os sul-africanos continuam a ser uma grande maioria na actividade criminal na África do Sul, por isso não pode ser verdade que são apenas os cidadãos estrangeiros estejam a causar crimes “, disse.
O Ministro disse ainda que desde Abril do ano passado, 119 polícias sul-africanos foram mortos. Destes, 36 foram assassinados em pleno desempenho da missão de conter o crime, na África do Sul.
Revelou que as operações, lideradas pela inteligência criminal, levaram à prisão de mais de três mil e setecentos suspeitos de crimes graves e violentos, incluindo assassinato, extorsão e sequestro, nos últimos 11 meses.
O número de detidos inclui 83 suspeitos de assassinar polícias. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.