Cerca de 200 migrantes clandestinos detidos a bordo de piroga no Senegal

Publicado: 26/07/2024, 20:42
Categoria:

Cerca de 200 migrantes clandestinos foram detidos a bordo de uma piroga ao largo de Saint-Louis, no Senegal, numa rota cada vez mais usada para chegar à Europa, apesar dos naufrágios mortais, informou o exército senegalês.

Esta intercepção foi a última de uma longa série nos últimos meses. Na semana passada, a Direcção de Relações Públicas das Forças Armadas informou que mais de 250 "migrantes irregulares" de vários países africanos tinham sido interceptados, também a bordo de uma piroga.

Pelo menos 25 pessoas morreram num naufrágio na segunda-feira ao largo da capital mauritana, Nouakchott, segundo a Agência Mauritana de Informação, e, no início de Julho, cerca de 90 migrantes morreram quando o seu barco se afundou mais a sul, permanecendo por encontrar dezenas de pessoas.

A rota atlântica é particularmente perigosa devido às fortes correntes e ao facto de os migrantes viajarem em embarcações sobrecarregadas, por vezes sem condições de navegabilidade e geralmente sem água potável.

Apesar disso, é cada vez mais utilizada por jovens que procuram na Europa um futuro que os próprios países não lhes podem oferecer, devido à vigilância acrescida no Mediterrâneo.

Mais de 5.000 pessoas morreram ao tentar chegar a Espanha por mar nos primeiros cinco meses do ano, ou seja, 33 mortes por dia, segundo a organização não-governamental espanhola Caminando Fronteras. (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram