Mais de vinte e oito mil e oitocentas pessoas das regiões Centro e Norte do país, foram afectadas por vários fenómenos naturais desde o início da época chuvosa e ciclónica 2023/24.
Este número de afectados corresponde a cinco mil novecentas e setenta e três famílias, afectadas por ventos fortes, descargas atmosféricas e inundações urbanas nas províncias do centro e norte do país.
Os dados foram partilhados esta segunda-feira, em Gaza, pela presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres.
Luísa Meque, disse que perante esta realidade e por se estar a entrar no pico da época chuvosa e ciclónica 2023/24, apela-se aos administradores distritais a sensibilizarem a população a se precaver das intempéries e colaborar com o governo em salvaguarda da vida humana.
“As regiões Centro e Norte têm a registar ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes, descargas atmosféricas e inundações urbanas, onde foram afectadas 28 mil 873 pessoas, o correspondente a 5 mil, 973 famílias. Tendo em conta que estamos a entrar para o pico da época chuvosa e ciclónica, apelamos aos senhores administradores a intensificar a sensibilização da população, para se retirar das zonas de risco e tomar as devidas precauções em relação aos eventos extremos que se esperam venham ocorrer”- disse
Aos beneficiários dos projectos de resiliência climática, Luísa Meque quer maior engajamento em prol da satisfação das suas necessidades face as mudanças climáticas.
“Às autoridades locais e às comunidades beneficiárias do projecto, apelamos ao máximo engajamento, no sentido de se apropriarem das infra-estruturas que estão sendo construídas, através do uso racional e vigilância, de modo a que as mesmas sirvam de geração de renda actual e vindoura”- finalizou Luísa Meque. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.