Os Chefes de Estado e Governo da União Africana, reúnem-se, este fim-de-semana, em Adis Abeba, na Etiópia, na trigésima-quinta Cimeira.
Moçambique estará representado ao mais alto nível, pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, que é esperado ainda, esta sexta-feira, em Adis Abeba.
Um comunicado da presidência recebido esta manhã, refere que nesta deslocação, o Presidente Filipe Nyusi, far-se-á acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, e pelo embaixador de Moçambique na Etiópia, Alfredo Nuvunga.
Esta é a primeira reunião presencial, desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus.
A cimeira, é precedida pelo Conselho de Ministro da União Africana, fórum que se dedica a harmonização das matérias a serem discutidas pelos Chefe de estado e de governo.
É um encontro que vai abordar vários assuntos a serem apresentados sob forma de relatórios que serão objecto de debate.
O continente almeja a paz e segurança, a integração regional, a soberania alimentar dos seus povos e quer ver implementado o roteiro de medidas práticas para silenciar as arma em África.
Os temas arrolados para a Cimeira, incluem mudanças climáticas e ainda a eleição do novo presidente da União Africana, na sequência do fim do mandato da República Democrática do Congo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.