Cerca de três milhões e quinhentas mil pessoas poderão ser afectadas pelas cheias ou inundações, na presente época chuvosa e ciclónica, no país.
Estes fenómenos poderão ainda afectar vários serviços e infra-estruturas sociais, como, mais de quatro mil escolas e mais de quinhentas unidades sanitárias, de entre outros.
São previsões anunciadas, esta segunda-feira, em entrevista no espaço Café da Manhã, da Rádio Moçambique, pelo Técnico do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos, na Direcção Nacional dos Recursos Hídricos, Isac Filimone.
O Técnico do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos explicou, que prevêem-se dois cenários, dos quais, um de risco baixo compreendendo os meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
Entretanto, a fonte explica que o segundo cenário, que representa os riscos médio e alto, regista-se nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, podendo agravar os níveis de água em algumas bacias hidrográficas.
Face a este cenário, a Direcção Nacional dos Recursos Hídricos apela as comunidades para acompanharem as informações difundidas pelas entidades competentes, e a se posicionarem por forma a facilitar a sua evacuação, em caso de cheias ou inundações.
Às entidades municipais, apela-se e melhoria dos sistemas de drenagem para fazer face às inundações urbanas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.