O Governo do Malawi e a Peace Parks Foundation representada pelo antigo presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, assinaram, em Lilongwe, um acordo inovador de co-gestão do Parque nacional de Nyika e a Reserva de vida selvagem Vwaza Marsh.
O acordo de 20 anos, assinado sexta-feira, vai garantir a protecção e sustentabilidade a longo prazo destes dois locais ecológicos vitais do Malawi.
A ministra do turismo do Malawi, Vera Kamtukule, e o director executivo da Peace Parks Foundation, Werner Myburgh, foram os signatários do acordo, que decorreu na presença do presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, e do antigo chefe de estado moçambicano, Joaquim Chissano que é vice-presidente do Conselho de Administração da Peace Parks Foundation.
Sob o acordo de co-gestão, o governo do Malawi através do departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem (DNPW) e a Peace Parks Foundation estabelecerá um fundo independente com a missão de equilibrar a conservação e o desenvolvimento local.
O acordo, permitirá que a responsabilidade total da gestão destes dois locais ecológicos, seja delegada ao Trust que se vai encarregar na elaboração de um modelo de negócios mais eficiente, que garantirá financiamento e alavancagem de receitas.
Para o presidente do Malawi Lazarus Chakwera, a assinatura deste acordo é um marco significativo nos esforços do país para preservar e promover o património natural para as futuras gerações.
O vice-presidente do Conselho de Administração da Peace Parks Foundation, Joaquim Chissano, elogiou a liderança visionária e o compromisso do governo do Malawi em salvaguardar os centros de biodiversidade.
Chissano, disse que a Peace parks Foundation estava honrada em apoiar o Malawi em seus esforços de promover a conservação, o turismo, a paz e segurança regional.
“Agora estamos ansiosos para continuar a colaborar através do Trust para alcançar a sustentabilidade ambiental, social e financeira da paisagem de Nyika-Vwaza e, consequentemente, da Área de Conservação Transfronteiriça Malawi-Zâmbia” disse Chissano.
A Fundação Peace Parks é uma organização não-governamental que advoga a criação de áreas protegidas transfronteiriças na África, e que provê serviços a essas áreas para obtenção de apoio político, planeamento, gestão de projectos, levantamento de verbas e treinamento em diversas especialidades.
Esta organização, foi criada pela iniciativa do antigo presidente da África do Sul Nelson Mandela, do príncipe holandês, Bernardo de Lippe-Biesterfeld e do filantropo sul-africano, Anton Rupert. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.