Oito agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) e um ex-director da Inspecção Nacional das Actividades Económicas, INAE, na cidade de Maputo, foram detidos por prática de corrupção.
A detenção resulta da conclusão de uma instrução contra os arguidos, por suspeita de envolvimento em actos de cobranças indevidas e detenção ilegal a um cidadão de nacionalidade estrangeira, em Maio último.
Um comunicado do Gabinete Central de Combate a Corrupção refere que, dos nove acusados, um encontra-se em liberdade provisória, mediante pagamento de caução.
Os indiciados vão responder pela prática de tipos legais de crimes de concussão, abuso de cargo e função, sendo que o processo foi remetido ao Tribunal Judicial do distrito municipal de KaMpfumu para actos subsequentes. - Indica o documento.
Concussão é o acto de um servidor público exigir vantagem indevida para si ou para outrem, directa ou indirectamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão da função. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.