Sete partidos políticos na oposição sul-africana vão reunir-se em meados de Agosto próximo para a formação de uma coligação alargada, para enfrentar as eleições gerais do próximo ano.
Trata-se da Aliança Democrática, Partido Nacional da Liberdade, Inkata Partido da Liberdade, Freedom Front Plus, United Independent Party, Action SA e o Spectrum National.
Na reunião de Agosto, os sete partidos vão negociar o que chamam de pacto pré-eleitoral. Até Outubro próximo vão decorrer vários encontros, na expectativa de se alcançarem consensos.
De referir que em Abril passado, o maior partido na oposição sul-africana, a Aliança Democrática, lançou o chamado pacto lunar, no entanto criticado por outros partidos que alegaram não terem sido consultados.
A Aliança Democrática já fez saber que a união dos sete partidos e de outros que venham a se associar, tem em vista impedir uma suposta futura coligação entre o ANC e o Partido dos Combatentes da Liberdade Económica, de Julius Malema, para liderar os destinos da África do Sul.
O grupo dos sete partidos diz estar animado pelas sondagens, que apontam para a possibilidade de o Congresso Nacional Africano não chegar aos cinquenta por cento, nas eleições gerais do próximo ano.
Estes partidos acreditam que o ANC pode ser penalizado pela actual crise de energia e altas taxas de desemprego e de criminalidade.
Entretanto, o Presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, recentemente, voltou a dizer que estava convencido de que o partido vai vencer as eleições gerais do próximo ano.
Ramaphosa acrescentou que quem pensa que o ANC não vai ter maioria absoluta nas eleições de 2024 é tolo.
Em dois mil e dezanove, o ANC ganhou as eleições com cinquenta e sete ponto cinco por cento; a Aliança Democrática obteve vinte ponto oito por cento e o Partido dos Combatentes da Liberdade Económica dez ponto oito por cento. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.